Avaliações

Avaliação de Poeira

Todo tipo de atividade produz ou de alguma forma contribui com a dispersão e movimentação de micro partículas contidas no meio ambiente. Há 3 tipos de particulados, as quais usamos a distinguir o grau de penetração no corpo humano. Mas em geral há apenas duas frações com importância para higiene ocupacional as quais apenas a Fração Inálavel e a Fração Respirável são quantificados.

A fração inalável (Total) é a porção de micro partículas(aerodispersóide) que ultrapassa a mucosa, passando pelo nariz e boca e entra no trato respiratório durante a inalação depositando-se em qualquer lugar no trato respiratório. Efeito adverso se depositados no trato respiratório como um todo. O tamanho das partículas da fração inálavel é de até 100 mícron.

A fração toráxica é a porção composta por partículas ainda menores com capacidade de se infiltrar nos pulmões durante a inalação passando pela laringe. Essa fração é utilizada na avaliação do risco ocupacional que está associado com os materiais suspensos no ar que exercem um efeito adverso ao serem depositados nas regiões traqueobronquial e de troca de gases.

A fração respirável (Respirável) é a porção de partículas chamadas de pós fino com formato aerodinâmico que são pequenas o suficiente para entrar na região alveolar dos pulmões durante a inalação. O tamanho das partículas da poeira respirável é de até 10 mícron.

A sílica cristalina(Cristobalita, Tridimita) ou conhecida como quartzo é um mineral com grande incidência nos mais variados tipos de rochas, situam-se nos mais variados processos industriais mas em específico na mineração (extração e mineração).

Podendo ser encontrada em diferentes formas na natureza: Amorfa, fundida, cristalina.

Os limites de tolerância variantes devido aos cálculos onde aplica-se a porcentagem de quartzo encontrada na amostra.

FALE CONOSCO

Interessado?
Entre em contato.