Avaliações
Avaliação de Calor

A Leal Consultoria é especialista na realização de avaliações ambientais para monitoramento das exposições ocupacionais ao calor, seguindo os parâmetros técnicos definidos pela NR-15 da Portaria 3.214/78 do MTb (atual MTE), bem como, atendendo às metodologias e procedimentos de avaliação definidos pela Norma de Higiene Ocupacional (NHO-06) da FUNDACENTRO.
Mais do que qualquer outro agente físico, os riscos potenciais à saúde para trabalhos em ambientes quentes são extremamente dependentes de fatores fisiológicos que levam a uma variação de susceptibilidade em função do nível de aclimatização.
Dessa forma, o julgamento do profissional torna-se especialmente importante na avaliação do nível de sobrecarga fisiológica por calor a fim de fornecer orientação adequada para a proteção da maioria dos trabalhadores saudáveis, levando em consideração os fatores individuais e o tipo de trabalho.
A avaliação da sobrecarga térmica e sobrecarga fisiológica por calor pode ser usada para o dimensionamento do risco à saúde e segurança do trabalhador.
Temperaturas extremas têm influência direta sobre a quantidade e qualidade do trabalho que o homem realizará, bem como sobre a forma como irá realizá-lo. Problemas de exposições ocupacionais oriundas da exposição ocupacional ao calor, se dão através de fontes radiantes, correntes convectivas ou simplesmente por condução, entretanto, cabe ainda ressaltar que o corpo humano também produz calor através de seus processos internos metabólicos.
Sendo assim, a legislação brasileira, através da Portaria 3214/78 do MTb (atual MTE), estabelece que a exposição ao calor deve ser avaliada através do Índice de Bulbo Úmido - Termômetro de Globo - IBUTG. Consiste em um índice de sobrecarga térmica, definido por uma equação matemática a qual correlaciona condições do ambiente de trabalho com as atividades e taxas metabólicas representativas das atividades realizadas.
A Leal Consultoria entende que o objetivo do Higienista Ocupacional é fornecer à empresa alvo, parâmetros legais e técnicos relativos à exposição ocupacional dos trabalhadores através de avaliações qualitativas e quantitativas, fornecendo subsídios para a implantação de programas de segurança e saúde ocupacionais, bem como a adoção de eficazes meios de controle da exposição como EPC’s e EPI’s.